7 de março de 2012

Ansiedade

O que é Ansiedade

            
    Ansiedade é o conjunto de reações orgânicas, psicológicas e comportamentais que antecedem situações de perigo real ou imaginário. Em tempos remotos, quando as organizações sociais humanas ainda eram primitivas, as situações de perigo eram aquelas em que a vida estava em risco, mas com o passar do tempo, outras situações foram também sendo interpretadas como perigo. Assim, hoje, o risco de perdas afetivas, de status, de reconhecimento, entre outras, também constitui fonte de grande ansiedade. Trata-se de uma expectativa negativa, uma situação de apreensão, de receio de que algo ruim irá acontecer.


Ansiedade normal e patológica
                É importante compreender que Ansiedade não é sempre sinônimo de problemas emocionais ou orgânicos. Há situações na vida em que ela é necessária e positiva. Em situações que envolvem adaptação ou preservação da vida, ela predispõe a pessoa para a luta e a superação de dificuldades. Essa reação é normal, saudável e caracterizada pelo aumento da freqüência cardíaca e respiratória, contração muscular e inquietação, entre outras alterações que tiram a pessoa momentaneamente do seu equilíbrio orgânico e mental.
                No entanto, a manifestação da Ansiedade pode surgir sem motivo aparente, de forma inadequada ou desproporcional ao perigo existente. Observa-se, então, um quadro de Transtorno de Ansiedade, em que esta é considerada patológica.
                A diferenciação entre os dois tipos de Ansiedade tem como base a adequação da resposta frente ao estímulo. A resposta normal é de curta duração, auto-limitada e coerente com a situação enfrentada. Já a resposta patológica é percebida como exagerada ou inapropriada em relação à situação de perigo iminente. A expressão patológica da Ansiedade paralisa o indivíduo, enquanto a resposta normal e positiva promove movimento. Os chamados “Transtornos de Ansiedade” envolvem gasto excessivo de energia psíquica, problemas no contato social e de saúde. Envolvem sintomas como: preocupação excessiva, tremores, sudorese, falta de ar, problemas gástricos e intestinais, insônia, irritabilidade, tensão e dores musculares.
                Ainda no contexto da Ansiedade patológica, é importante abordar a “Personalidade Ansiosa”. Trata-se de um transtorno de personalidade caracterizado por sentimentos de tensão, apreensão, inadequação social e inferioridade. Estão presentes, também, o medo da rejeição, da crítica, da desaprovação e dificuldades nas relações interpessoais. Nestes casos, a evitação ou a restrição da vida social funciona como uma defesa, ou seja, uma proteção contra uma possível rejeição. A pessoa tende a ser retraída, desconfiada e possui uma baixa auto-estima.

Transtornos de Ansiedade


                Entre os principais Transtornos Mentais relacionados com a Ansiedade, estão:

- Síndrome do Pânico: Ataques de ansiedade aguda e inesperada, medo de morrer, de perder o controle e de enlouquecer.

- Fobias Específicas: Reação frente a um objeto ansiógeno específico como lugares altos, ambientes fechados, insetos, ...

- Fobias Sociais: Medo de expor-se, de situações sociais, de críticas, avaliações, ...

- Ansiedade Generalizada: Reação ansiosa persistente sem restrição ou predominância de circunstâncias ambientais.  Medo de perdas, acidentes, doenças, ...

- Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Caracterizado por pensamentos obsessivos e/ou atos compulsivos recorrentes. São observados comportamentos ritualísticos ou superticiosos que são desenvolvidos inconscientemente na tentativa de controlar sentimentos e pensamentos geradores de grande ansiedade.

- Estresse Pós-Traumático: Resposta tardia a uma situação estressante de natureza ameaçadora ou catastrófica, que tenha colocado em risco a integridade ou a vida.

Transtorno de Ansiedade de Separação: Ansiedade excessiva, vivida principalmente na infância e na adolescência, em função do afastamento de pais, substitutos ou cuidadores. Medo que algo aconteça consigo ou com aqueles que se afastaram.

Causas da Ansiedade patológica
             Assim como em grande parte das doenças, as causas da Ansiedade revelam uma interação entre fatores orgânicos, emocionais e ambientais (cultura, educação, ...). Entre eles, se destacam:

- Fatores genéticos   (cientistas já descobriram genes ligados à ansiedade por interferirem na ação de neurotransmissores como a dopamina. Estudos mostram que gêmeos monozigóticos compartilham sintomas de ansiedade em maior porcentagem em relação aos gêmeos dizigóticos)

- Desequilíbrios neuroquímicos   (apesar de tipos diferentes de ansiedade apontarem características neurológicas também diferentes, o baixo nível do neurotransmissor GABA constitui uma das principais causas orgânicas deste transtorno) 

- Problemas hormonais   (distúrbios da tireóide, distúrbios relacionados com o estresse, ...)

- Substâncias químicas   (efeito do uso de drogas, medicamentos e de exposição a toxinas)

- Situações traumáticas   (fatos geradores de estresse agudo e grande sofrimento psíquico)

- Cognições negativas   (conceitos negativos desenvolvidos sobre si e o mundo)

- Conflitos de auto-estima   (medo de não ser aceito, de não atender a expectativa do outro, ...)

- Conflitos de ordem moral   (frutos de impulsos hostis e sexuais considerados inaceitáveis)



Nenhum comentário:

Postar um comentário