22 de junho de 2011

A interação corpo e mente na Depressão


          A década de 90 foi marcada por grandes conquistas no campo das neurociências. Desde essa época, consolidou-se o entendimento sobre a interação de fatores orgânicos e psicológicos nos episódios depressivos.  Esse avanço fez com que no final do século XX predominasse um consenso acerca da combinação de recursos farmacológicos e psicoterápicos no tratamento da Depressão.
Apesar dos consideráveis avanços ocorridos,  a origem deste mal ainda provoca discussões no meio científico, já que as ciências médica e psicológica apresentam, cada uma com seu olhar, argumentos convincentes sobre as causas da Depressão.
Teria a Depressão uma origem orgânica, provocando alterações psicológicas? Ou o problema começaria na esfera psicológica, levando a disfunções neuroquímicas? Atualmente, de forma ponderada, médicos e psicólogos consideram ambas as possibilidades. Acredita-se numa complexa interação entre esses fatores, sendo que, em alguns casos, a origem possa apresentar prevalência de um dos dois. Sabe-se que alterações hormonais, lesões cerebrais, fatores genéticos e algumas substâncias químicas são capazes de desencadear episódios depressivos. Por outro lado, observa-se que fatores emocionais como as perdas, a culpa, a dificuldade de administrar a raiva e os sistemas de crenças negativos também são grandes geradores deste transtorno.
Assim, quando diagnosticada a Depressão, a definição dos processos interventivos deve estar sempre pautada na identificação dos fatores que determinaram o quadro. Quando a base do problema for orgânica, a terapêutica deve estar focada em procedimentos médicos. Porém, se for constatada uma base emocional, torna-se imprecindível a intervenção psicoterápica, considerando-se a necessidade de apoio farmacológico, o que configuraria uma ação conjunta de ambos os profissionais. Tal dicernimento é fundamental no tratamento da Depressão, pois um procedimento incompleto ou inadequado pode prolongar o sofrimento do paciente ou mesmo gerar uma sequência de episódios recorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário